Cidades

Cidade contabiliza prejuízos causados após fortes chuvas

Defesa Civil Municipal registrou mais de 38 ocorrências só na última quarta-feira

Quinta-feira foi dia de reparos e limpeza para os guarulhenses das regiões em a chuva da última quarta-feira causou mais estragos. Chegou a chover 74,1 milímetros na cidade, dos quais 59 foram registrados somente entre as 15h10 e 16h10, com ventania de 21,6 metros por segundo, conforme dados da estação meteorológica da Universidade Guarulhos (UNG).

No Parque Continental II, o telhado da Unidade Básica de Saúde (UBS) se desprendeu e atingiu uma residência, que teve telhas, um forro de gesso e vidros quebrados. "Foi um caos. Sorte ninguém ter se ferido", disse a dona de casa Célia Soares, 45 anos.

Outra casa teve a fiação atingida e o fornecimento de energia elétrica interrompido. A população que procurou por atendimento na UBS ontem pela manhã teve que se dirigir a outra unidade ou voltar para casa. A Secretaria da Saúde informou que o atendimento foi parcialmente retomado no período da tarde, com previsão de ser normalizado hoje. A Pasta informou ainda que uma nova sede para esta UBS será construída com recursos da ordem de R$ 1,5 milhão, uma vez que a atual não tem estrutura adequada. Não há data definida para as obras.

Na Vila Flórida, uma residência desabou na rua Hungria. Os moradores foram abrigados emergencialmente por familiares. No Parque Santos Dumont, na rua Nino Conti, um córrego chegou a transbordar e ameaça residências instaladas às margens.

Ocorrências – A Defesa Civil Municipal registrou mais de 38 ocorrências só na última quarta-feira, dentre as quais estão pontos de alagamentos, como ocorreu na rua José Tríglia, no Macedo, quedas de árvores, no Toboão, Gopouva, Vila Galvão, Jovaia e Vila Augusta, onde também desmoronou um muro e um outdoor, que atingiu um carro estacionado no local. As avenidas Guinle e Projecta, na Cidade Satélite Cumbica, a rua Zeferino, no Parque São Miguel, e a rua Hungria, na Vila Flórida, foram tomadas por enchentes.

Posso ajudar?