A Prefeitura de Guarulhos passou a ser uma referência mundial na prestação de serviços públicos pela internet, juntamente com Madri (Espanha) e Nova Iorque (EUA), com a implantação do Portal Tecnologia Cidadã que disponibiliza consultas, serviços e atendimento online à população, racionaliza procedimentos internos de trabalho gerando economia de tempo e de pessoal. A informação foi divulgada dias atrás pela Oracle, fabricante internacional de softwares.
Entre os fatores que levaram o município a tornar-se um case de sucesso, de acordo com o Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) da Chefia de Gabinete da Prefeitura de Guarulhos, estão: ousadia na adoção de um novo conceito para o portal, com modelo menos burocrático e mais direto na prestação de serviços; capacidade profissional dos técnicos da Prefeitura em promover essa mudança; baixo custo por utilizar software livre disponibilizado pela Oracle e pouco conhecido no mercado nacional; inovação no uso da linguagem do aplicativo Apex (Oracle Application Express) para o desenvolvimento do portal, e a parceria com o grupo de Gerenciamento Integrado de Administração Pública (GIAP).