Cidades

Escolas e blocos de samba desfilam no Taboão domingo e segunda

Seis escolas disputam o título do grupo especial

Foram oito anos que os guarulhenses viram-se obrigados a se contentar com o desfile das escolas de samba da Capital, já que o Carnaval na cidade não ganhava mais às ruas. Mas, após um longo jejum, blocos e escolas de samba da cidade voltarão à disputa com os desfiles que acontecerão amanhã e segunda, na avenida Jaquina de Jesus, no Taboão. Seis escolas disputam o título do grupo especial.

Com a presença do tradicional rei Momo, rainhas e princesas do Carnaval 2011, e apoiada pela Secretaria de Cultura, a Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg) organiza a festa, que acontece a partir das 19h. Escolas tradicionais da Capital, a Unidos do Peruche e Unidos de Vila Maria participarão da festividade na cidade.

Integrantes do grupo intermediário, a Unidos do Paraventi e a Império do Samba abrem o desfile neste domingo em busca de uma vaga no grupo especial do ano que vem. Na sequência, começa a disputa pelo posto máximo do Carnaval guarulhense.

A Vai Quem Fica, escola mais antiga da cidade, será a agremiação a ser batida, já que conta com sete títulos do grupo especial, um no de acesso e outros oito como bloco. Para isso, Imperatriz do Morro, Imperial, Mocidade, Parque Cecap e a Unidos do Jardim do São João farão frente à Vai Quem Fica.

Para o presidente da Liesg, Adelci Teixeira, a volta dos desfiles de rua é crucial. "Apesar de estarmos há cerca de oito anos sem desfiles de Carnaval, as pessoas envolvidas estão com muita garra e espírito de união. Todos querem que o Carnaval da cidade seja respeitado e nossa intenção é que daqui a dois ou três anos, o Carnaval de Guarulhos seja o segundo do estado", salienta.

Blocos – Os blocos carnavalescos estarão na avenida na segunda-feira, com o Treme-Treme, o Três Rosas e o Santa Beatriz. Trazendo um pouco do Carnaval da Capital, as escolas de samba Unidos do Peruche e a Unidos de Vila Maria trarão seu desfile para a cidade na data.

Julgamento – A apresentação das escolas de samba e blocos será avaliada por uma comissão formada por 18 jurados. No caso das escolas, os quesitos pontuados serão Bateria, Harmonia, Evolução, Samba-Enredo, Enredo, Fantasia, Alegoria, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Já para os blocos serão atribuídas notas pela Bateria, Empolgação, Samba, Visual e Porta-Estandarte.

Posso ajudar?