Com 155, 42 mil novos assinantes em janeiro, o Brasil encerrou o primeiro mês de 2011 com 9,924 milhões de domicílios atendidos com TV por Assinatura. De acordo com dados divulgados esta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o crescimento observado no primeiro mês deste ano representa uma evolução de 1,6% em relação à base de assinantes do mês de dezembro de 2010. Nos últimos 12 meses, o setor acumulou crescimento de 30,2%.
Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,3 pessoas), os Serviços de TV por Assinatura alcançaram mais de 32,8 milhões de brasileiros.
Os serviços de TV por Assinatura são prestados através de sinais codificados por diferentes tecnologias: por meios físicos (Cabo – TVC), por microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais – MMDS) e por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite – DTH).
Em janeiro de 2011, os serviços prestados via satélite cresceram 3,13% ante uma evolução de 4,63% no mês anterior. O número de assinantes que recebe os serviços via cabo cresceu 0,48% em janeiro. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 2,78% de sua base de assinantes no mesmo período.