Cidades

Deslizamento de terra deixa população sob risco iminente e ameaça torres de energia na Vila São Rafael

Terra cedeu na última quinta-feira após forte chuva

Os moradores da Vila São Rafael estão sob risco iminente por conta dos deslizamentos de terra em um terreno da região. O problema é agravado com a ameaça de queda de torres de energia instaladas no local.

Segundo a população, os desmoronamentos tiveram início na noite da última segunda-feira, quando a lama chegou a obstruir uma via. A Defesa Civil esteve no local, no entanto, o órgão não emitiu posicionamento ao ser questionado pela reportagem.

De acordo com Carlos Peres, administrativo da Companhia Brasileira de Reciclagem (CBR), empresa responsável pelo terreno, um muro estaria sendo construído no local, mas o término da obra depende das condições do tempo e da chegada de uma máquina para remover a terra. A reportagem verificou que se trata de um muro comum, não um muro de arrimo.

Outra queixa dos moradores é o entupindo dos bueiros e alagamentos na região, que estariam sendo provocados pela lama. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) alega não ser de sua alçada a desobstrução das galerias. A Prefeitura não se manifestou.

Quanto às torres de energia, a EDP Bandeirante também não emitiu resposta, até o fechamento desta reportagem.

Depoimentos

"Estamos sob risco iminente e as autoridades não fazem nada. A Defesa Civil apenas isolou o local que ficou cheio de lama".
Francisco José da Silva, 49 anos, pintor.

"Nossa situação é absurda. Registrei em janeiro solicitação para que a Prefeitura viesse até o terreno e desobstruísse os bueiros, mas nada é feito, até que uma tragédia aconteça"
Silvana Pinheiro, 50 anos, auxiliar de limpeza.

Posso ajudar?