Cidades

Guarulhenses temem pela vida de familiares e amigos no Japão

Catástrofe que abalou o país oriental deixou famílias apreensivas

O clima entre brasileiros com familiares ou amigos no Japão é de tensão e medo. Com pouca ou nenhuma informação sobre a atual situação no país, após os terremotos e o tsunami que atingiram a cidade de Sendai, a 400 km da capital Tóquio, brasileiros temem pela vida daqueles que deixaram o Brasil, na maioria dos casos, para tentar uma vida melhor no Japão. O diretor de turismo da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Luciano Sakaue, relatou o drama vivido até conseguir o primeiro contato com a família, que mora na cidade de Ibaraki, no estado de Mitsukazo.

Apesar de estar longe do epicentro da tragédia, a família de Sakaue teve dificuldades de fazer contato telefônico. Ele somente conseguiu falar com a irmã, hoje, na quinta tentativa. "Eles disseram que sentiram fortes tremores e que muita coisa por lá foi danificada. O momento é de apreensão, mas, apesar de tudo, estão todos bem", afirmou Sakaue.

O fotógrafo Alexandre Sone, que mora em Guarulhos e tem familiares no Japão, só teve a real dimensão da tragédia ontem, por volta das 11h. Segundo ele, a família somente foi tranqüilizada após a ligação da tia Olga Mitiko Tanaka, que mora no Japão há 12 anos e hoje trabalha em uma fábrica de alimentos, na cidade de Shizuoka.

"Ela está longe da cidade mais afetada pelas águas, mas ainda assim sentiu os tremores. Ela disse que tem amigos em Sendai e que estão todos em pânico e muito preocupados com a possível falta de água potável. Por isso, minha tia começou uma campanha em sua cidade para a arrecadação de água, alimentos e remédios para serem encaminhados às vítimas", relatou Sone.

Com a comunicação afetada, muitos ainda não conseguiram contato com familiares. "Meu irmão está em Oizumi, distante de Sendai. Mas ainda não consegui contato com ele", disse Daniel Bettoni.

O terremoto de magnitude 8,9 atingiu a costa nordeste do Japão, ontem, gerando um tsunami de até dez metros de altura, que varreu a costa do país e agora ameaça outros países banhados pelo Oceano Pacífico. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor foi o sétimo pior na história e também o pior já registrado na história do Japão.


Posso ajudar?