Em um levantamento divulgado esta semana sobre os aeroportos do Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) identificou uma grande margem de reclamações contra as empresas de transporte aéreo referente ao extravio de bagagens. Devido a falta de equipamentos adequados, como leitor de código de barras para triagem automática de malas, o número de queixas aumentou. Somente em 2010 foram 7.170 reclamações de passageiros sobre este problema nos aeroportos do Brasil.
Houve um aumento de 74% em relação a 2009. No mesmo período, a movimentação de passageiros aumentou 21% no país. Para especialistas, o crescimento do setor sem melhorias de infraestrutura nos aeroportos contribui para o problema, além da falta de policiamento contra furtos.
O empresário Cristian Kondo contou que nas suas duas últimas viagens, com embarque no aeroporto de Guarulhos, teve problema com suas malas. Ao chegar a seu destino, Natal, foi informado que as malas não haviam seguido no mesmo vôo. Elas tinham sido encaminhadas para Salvador por engano. Após um dia de atraso o empresário foi contatado pela empresa aérea (GOL) e recebeu suas bagagens no hotel.
Recentemente a aposentada Nair Flores, de 64 anos, teve seu cachorro perdido no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Pinpoo sumiu no dia 2 de março quando estava prestes a embarcar para Vitória. Segundo a assessoria de imprensa da GOL, o contêiner onde viajaria o animal de estimação foi inspecionado e tinha plenas condições de transporte. No caminho para o avião, o cachorro forçou as grades de proteção e fugiu, informou a companhia aérea. A contratada continua procurando o cão.