Cidades

Programa já plantou mais de três mil árvores neste ano

Somente na última quinta, "Ilhas Verdes" plantou 30 mudas na Harris Hannicut

Só este ano, o Programa Ilhas Verdes, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, já fez o plantio de mais de três mil mudas de árvores na cidade. Na última ação, na manhã da última quinta-feira, foram plantadas 30 mudas, em parceria com o Colégio Fênix.

A área escolhida para receber as árvores foi o canteiro central da avenida Benjamin Harris Hunnicut, na altura do encontro com a avenida Salgado Filho. Ao todo já foram plantadas 60 árvores pelos estudantes do Ensino Médio do colégio e a previsão é que o número alcance 120 mudas com mais duas ações. "Participar e plantar uma árvore foi uma oportunidade de contribuir, com um pequeno ato, para a melhoria da cidade", afirma uma das alunas, Carolina Orquize, 16 anos.

A Pasta, por meio de sua equipe de biólogos, constatou a necessidade do plantio no trecho e propôs a parceria ao colégio. Desde o início do programa, há dois anos, foram firmadas parcerias com 17 escolas particulares.

Criado em 2009, o programa foi concretizado a partir de um estudo da Universidade Guarulhos (UNG), que apontou pontos de calor e tinha como proposta equilibrar as condições climáticas. Transformado em política pública pela Secretaria do Meio Ambiente por meio da Lei 6551, o Ilhas Verdes contabiliza pelo menos 35 mil mudas em dois anos. Entre as regiões beneficiadas estão Taboão, Centro, Cidade Industrial Satélite Cumbica e proximidades do Aeroporto.

Posso ajudar?