Valerício Costa Ferreira, 55 anos, se acorrentou nesta segunda-feira pela manhã em frente ao prédio da Justiça Federal, Centro, para protestar contra a negativa do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em conceder um auxílio-doença. Em tratamento neurológico desde 2006, em 2009 sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que o impede de trabalhar.
De acordo com Ferreira, os laudos e exames que atestam a sua incapacidade são apresentados no INSS sempre que solicitados, mas seus pedidos seriam indeferidos pelos peritos. Os advogados de Ferreira entraram com uma ação na Justiça Federal há cerca de um ano, mas o processo estaria parado. "Por isso estou aqui, porque não posso esperar mais", desabafou.
O INSS informou que Ferreira tem perícia marcada para 12 de abril com um perito diferente do que decidiu pelo indeferimento de seu pedido, além de informar que o requerente recebeu o auxílio-doença em dois períodos distintos, mas que outros dois pedidos foram indeferidos. A Justiça Federal não se manifestou.