O córrego que passa entre as ruas Tapejara e Paulino Moino, no Jardim Ipanema, sofre com o descaso, tanto do poder público, como das pessoas que despejam entulhos sobre seu leito e margens.
Com a sujeira que se amontoa na região, os moradores das vias também são afetados. "Em dia de chuva, a água suja sobe meio metro trazendo perigo às crianças, que ainda assim brincam nas enchentes", diz a aposentada Maria Araújo da Rocha.
Dona Maria pede providências à Proguaru. Segundo ela, a empresa informou que iria ao local avaliar a situação, mas não apareceu. "Uma vizinha fez a solicitação e eles ficaram de vir semana passada, mas até agora, nada". Ela também fez vários pedidos de manutenção. "A Proguaru já alegou até estar sem veículos para realizar a limpeza do córrego", relata.
A aposentada afirmou que, se for necessário, vai procurar a Justiça para que a situação seja resolvida. "Do jeito que está, não dá para ficar", conta. "Eu quase apanhei quando fui reclamar com pessoas que estavam despejando entulho no córrego", completa.
Para dona Maria, muito do problema seria resolvido se a Rua Tapejara fosse asfaltada. "Jogaram uma camada de asfalto na época da eleição e nunca mais fizeram reparos", finalizou.
Em nota, a assessoria de Comunicação da Proguaru informa que "a empresa realiza limpeza periódica no Jardim Ipanema, incluindo as ruas Tapejara e Paulino Moino. No entanto, existe deposição irregular de lixo e entulho nessas ruas além do córrego citado". Quanto a manutenção do local, a nota diz que a "Proguaru programou a próxima limpeza neste local nos próximos 15 dias".