Cidades

Trecho de Corredor Metropolitano será finalizado em oito meses

Ligação com o Tucuruvi já está em fase de análise

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) confirma que o primeiro trecho do corredor metropolitano de ônibus Taboão-Tucuruvi deve ser finalizado em oito meses, logo após a obtenção de licença de instalação pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O pedido de licenciamento está em trâmite entre as estatais e, se for emitido neste mês, o corredor poderá ser entregue ainda neste ano.

A EMTU afirma que os terminais Taboão e Cecap, que são os destinos inicial e final do primeiro trecho do corredor, devem ser concluídos até o final deste ano. O terminal do Cecap fica na área do Varejão e, inclusive, houve polêmica pois no começo das obras não havia local para os feirantes serem deslocados.

Segundo a EMTU, a construção do novo local que abrigará os feirantes está em andamento. Até a conclusão desta edição a estatal não explicou qual o prazo final para a conclusão de todo o corredor.

De acordo com a EMTU, o corredor possui três etapas. No primeiro, os terminais estão em obras e a empresa já contratada para a construção do viário. O segundo, que envolve a ligação do terminal Cecap à Vila Galvão, a EMTU organiza a documentação para publicar o edital. O terceiro, que ligará a Vila Galvão ao Tucuruvi, está em fase de análise técnica.

Em relação a possível construção de um Veículo Leve sobre Pneus (VLP), espécie de Fura-Fila, a EMTU afirma não ter conhecimento do projeto, motivo pelo qual prefere não se pronunciar. O Fura-Fila é um desejo do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), e deve ser uma ligação aérea entre o Aeroporto Internacional e a estação Tucuruvi do Metrô.

Posso ajudar?