O Stap (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública) afirma ter encontrado 30 quilos de almôndegas com prazo de validade vencido na Escola Municipal Professora Teresinha Mian, no Jardim Álamo. O diretor do Stap, Rogério de Oliveira, afirma que visitou o local ontem para conversar com a diretoria para pedir melhores condições de trabalho para as cozinheiras. "A diretora contou que as funcionárias distribuiram merenda vencida aos alunos. As cozinheiras negaram".
Em vistoria na cozinha, Oliveira encontrou seis pacotes de cinco quilos de almôndegas no freezer, vencidas no dia 3 de abril.
Oliveira, que chamou a polícia para investigar o problema, disse que a escola possui cerca de mil alunos. Até o fechamento desta edição policiais militares estavam na escola intermediando a situação. Um boletim de ocorrência seria registrado no 7º DP para saber se a comida vencida foi realmente distribuida aos estudantes. O presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Marcelo Colonato, afirmou que desconhecia a denúncia e que visitou a escola há duas semanas.
Secretaria de Educação confirma a denúncia
A Secretaria Municipal da Educação afirmou, em nota, que o secretário Moacir de Souza recebeu ontem da diretora da escola relatório informando que havia produtos alimentícios com data vencida. O secretário determinou à diretora que os produtos fossem separados e lacrados num freezer.
Determinou ainda que duas supervisoras escolares se deslocassem até a escola com o objetivo de checar a informação. Na escola as supervisoras constataram que lá havia realmente pacotes de almôndega bovina vencidos, além de observar que o cardápio pré-estabelecido não estava sendo cumprido pelas cozinheiras.
A Secretaria informa que Moacir vai analisar o caso hoje e, se necessário, irá instaurar uma comissão de sindicância para apurar se houve distribuição de merenda vencida aos alunos.
Em relação à presença do Stap e o fato de seus representantes solicitarem a presença da polícia militar e registrarem o boletim de ocorrência, a Secretaria de Educação informa que agendará uma reunião com o presidente da entidade.