O terceiro Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos deve ser concluído somente em 2017, três anos após a Copa do Mundo. Ou seja, não servirá nem para as Olimpíadas de 2016, que serão disputadas no Rio de Janeiro. A afirmação é do Instituto de Pesquisa Economica Aplicada (Ipea), que divulgou ontem estudo sobre a preparação dos aeroportos brasileiros para o Mundial.
O Ipea aponta que as obras nos terminais de Guarulhos e outros sete aeroportos estão em fase de elaboração de projeto e devem ficar prontas em sete anos e oito meses. Dos 13 aeroportos com obras previstas para a Copa, nove não serão concluídos a tempo.
Segundo o Ipea, o número de passageiros em Guarulhos subirá de 20,5 milhões para 35 milhões, um aumento de 70%. Nos últimos dois anos a situação do aeroporto foi considerada crítica. O plano da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para a Copa de 2014 previa R$ 1,2 bilhão para Cumbica estar pronto em novembro de 2013, contudo, a etapa atual ainda está em projeto.
O contrato das obras em Guarulhos foi rescindido e retomado em maio de 2010 por acordo com o Exército. O Ipea conta que as obras referentes aos módulos provisórios de passageiros estão atrasadas.
Para se ter uma ideia da defasagem do aeroporto, o Ipea explica que os dois terminais receberam 26 milhões de passageiros em 2010, sendo que o limite de eficiência operacional é de 16 milhões.
Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos (Agende), Daniele Pestelli, a superlotação de passageiros é um cartão de visitas negativo da cidade. "Hoje em dia a pessoa que chega no aeroporto se sente como numa rodoviária na Índia ou em uma estação ferroviária chinesa. A Infraero já deveria ter um projeto executivo para o terceiro terminal", diz.
Até a conclusão desta edição a Infraero não se pronunciou sobre o estudo do Ipea.