Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, foi responsável pelo recebimento de 40% dos turistas estrangeiros que desembarcaram no País em 2010.
Com 2.009 milhões turistas desembarcados em Guarulhos dentre os 5.161 milhões estrangeiros que vieram ao Brasil no ano passado, o segundo maior aeroporto da América Latina em voos internacionais se mantém na liderança.
Já o Aeroporto Internacional Galeão/Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, recebeu 925 mil turistas estrangeiros e, o Aeroporto Internacional Deputado Luiz Antonio Magalhães, na Bahia, 160 mil, de acordo com a Embratur.
Sérgio Taveira, consultor executivo do Guarulhos Convention e Visitors Bureau (GRUCVB), argumenta que a cidade é bem preparada para receber os turistas. "Guarulhos, que tem como característica o turismo de negócios, tem bons serviços de hotelaria, além que ótimo atendimento em agências, no transporte e na gastronomia", diz.
Taveira comenta que as redes de hotelaria do município investem na capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da cidade, visando o preparo para grandes eventos, como a Copa do Mundo. Entretanto, o consultor destaca a preocupação com a infraestrutura do aeroporto, embora acredite que o governo consiga providenciar o que for necessário, uma vez que sediar a Copa e as Olimpíadas levará a imagem do País a todo o mundo.
Recentemente, estudos da Universidade Federal do rio de Janeiro apontaram que os aeroportos nacionais não estariam preparados para as altas demandas da Copa e das Olimpíadas.
Obras no Aeroporto – A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que até 2014 estão previstos investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão para a construção da fase 1 do Terceiro Terminal de Passageiros e de pista de taxiamento de aeronaves, além da implantação de Módulos Operacionais e ampliação dos sistemas de pátios.