Neste período que antecede a Páscoa, em decorrência do aumento da movimentação no comércio e maior tráfego de pessoas nas ruas para as compras, a Polícia Militar realiza policiamento especial para coibir a criminalidade na cidade.
Com 15 viaturas força tática e 15 motocicletas, a operação teve início no último dia 13 e conta com efetivo de 245 policiais, que percorrem os bairros da cidade alternadamente. "Nosso foco é baixar os índices de criminalidade, distribuindo o efetivo nas regiões com maior incidência", destaca Capitão Paim, do Comando de Policiamento de Área Metropolitano – 7 (CPAM-7).
Só nos seis primeiros dias do policiamento foram feitas 39 operações com predominância em Guarulhos, mas atingindo alguns trechos dos municípios vizinhos Arujá e Santa Izabel. Até então foram apreendidos 33 veículos, 16 documentos e foram feitas 55 autuações. Doze ocorrências resultaram em boletins de ocorrência.
A operação deve prosseguir até a próxima segunda-feira, estendendo-se também às saídas da cidade, uma vez que o número de veículos partindo para viagens aumenta no feriado.
Queda de homicídios – O Capitão destaca a queda nas taxas de delitos na cidade durante o ano passado. Conforme estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), para cada 100 mil habitantes, Guarulhos registrou 13,42 homicídios, contra os 13,74 e os 19,64 registrados em 2009 e 2008, respectivamente.
Os índices apresentam queda ainda maior em relação aos do ano de 1999, em que a taxa de homicídio foi de 58,03 para cada 100 mil habitantes.
Em comparação a outras cidades do mesmo porte, o município também tem índices menores. Em Campinas, por exemplo, foram registrados 14,52 homicídios para cada 100 mil habitantes, 1,1 acima dos números da cidade. "Guarulhos está mais segura", diz o Capitão.