A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) afirma que programa para o início deste ano a construção de 430 moradias destinadas a transferência de famílias da Favela Pimentas, local onde a estatal desenvolve projeto de urbanização. A CDHU conta que os outros projetos de construção possuem mais de 600 unidades dentro e nos arredores do bairro. A estatal diz que já entregou 10.961 moradias em Guarulhos e que estão em construção 532 unidades habitacionais, o que gera um custo de R$ 32,2 milhões.
A Secretaria de Estado da Habitação divulgou na semana passada o Habita São Paulo, um programa que prevê um conjunto de ações para impulsionar a construção de moradias, urbanização de favelas e ações preventivas em áreas de risco. Segundo o CDHU, as cinco linhas estratégicas propõe soluções urbanas planejadas e sustentáveis. A estatal não soube informar quais ações serão destinadas a cidade, porém diz que o programa contempla a recuperação de áreas de proteção ambiental, favelas e cortiços.
A Secretaria Municipal de Habitação não se pronunciou até a conclusão desta edição de parceria com o Estado para o Habita São Paulo na cidade.