Cidades

Jardineiros da Prefeitura entram em operação padrão

Trabalhadores cobram gratificação salarial e sindicato cobra ação da prefeitura

Os jardineiros e auxiliares operacionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente entraram ontem em operação padrão, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Stap). Os servidores deixaram de fazer serviços de poda e roçagem com a utilização de equipamentos por falta de gratificação no salário por parte da Prefeitura.

O secretário geral do Stap, Denílson Bandeira, afirma que cerca de 100 servidores foram contratados por concurso público e o edital não previa a utilização de roçadeira, motosserra, rapel e trava de cordas para realizar os serviço de roçagem. Os funcionários receberam um curso para utilizar os equipamentos, mas querem um bônus salarial, diz ele. "O Governo veio com uma conversa de terceirizar o serviço. Não foi isso o combinado. Demos um prazo até o dia 26 para ter um retorno", conta.

Os jardineiros entraram em operação padrão em alguns dias em fevereiro deste ano, mas voltaram atrás diante da proposta de abertura de negociação por parte do sindicato.

Cozinheiras – A Prefeitura de Guarulhos ofereceu gratificação de 30% às cozinheiras das escolas municipais, escalonado em quatro vezes, completando o valor em 2014.

Elas fizeram uma greve nos dias 22 e 23 de março e esperavam uma proposta de reajuste salarial por parte do Governo. Até a conclusão desta edição as cozinheiras não tinham encerrado a assembléia de votação da proposta. (WA)

 

Posso ajudar?