Cidades

Passagens em canteiro facilitam travessia de pedestres na Tiradentes

Secretaria de Transportes afirma que tem projetos para melhoria de trânsito

Em pouco mais de 10 minutos, o HOJE flagrou mais de 30 pessoas atravessando a avenida Tiradentes – próximo ao cruzamento com a Paulo Faccini – fora da faixa de pedestres.Neste mês, foram registrados três atropelamentos no Centro, com duas vítimas fatais. Dois acidentes ocorreram no mesmo ponto da Tiradentes.

Mas o perigo de serem atingidos por carros, motos e ônibus não assusta a maioria das pessoas que preferem se arriscar passando pelo canteiro central, apesar de estarem a poucos metros da faixa de pedestres. Para isso, se utilizam de pequenas ilhas (espaços) existestentes no canteiro. Nas travessias irregulares, flagradas pelo HOJE, um fato em comum: com exceção de uma pessoa, todas as outras fizeram a travessia quando o semáforo estava vermelho aos veículos.

No entanto, pessoas de todas as idades, passavam entre os dois lados da avenida, sempre passando pelo canteiro, inclusive a dona de casa Rosangela Santos, 25 anos, que estava com os dois filhos pequenos, um deles de colo. "Tenho medo, mas passei por ali com as crianças porque preciso entrar no banco antes que feche. Porém, acho que mais uma faixa de pedestres (além da que está próxima da Paulo Faccini) ajudaria muito", diz.

A Secretaria de Transportes e Trânsito informou que "tem projetos de educação no trânsito a exemplo dos que são promovidos periodicamente pela Escola Pública de Trânsito (EPT)". A Secretaria ressalta também que "está viabilizando estudos que fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana", cujo objetivo é combater atropelamentos e outros acidentes de trânsito.

Posso ajudar?