Cidades

Transportes Internos da Prefeitura recupera Galaxie Landau 1974

Carro adquirido em 1997 estava parado na garagem do Município desde 1999

Por onde passa, qualquer carro Ford, modelo Galaxie-Landau, chama a atenção, tanto pelo estilo clássico, como pela imponência e beleza. Sonho de consumo de colecionadores, o veículo também integra a frota da Prefeitura de Guarulhos. A unidade que estava parada desde 1999 foi recuperada pela equipe da oficina do Departamento de Transportes Internos (DTI).

O Landau, ano 1974, foi adquirido pela municipalidade em 1977, pelo então prefeito Néfi Tales e por anos serviu ao chefe do Executivo. Entretanto, devido sua presença marcante, também era disponibilizado pela administração para conduzir noivas às igrejas no momento de seus casamentos. "Eram servidoras públicas, ou filhas de servidores. Só eu cheguei a levar mais de 50 noivas", diz Cícero Donizete da Silva, o Magrão, condutor do veículo a partir de 1992.

Hoje, o carro não presta mais esse tipo de serviço. "Depois desta reforma, temos outros planos para ele", diz Amauri Ramos, gestor de serviços da Secretaria de Administração e responsável pela reforma do veículo quando esteve à frente da diretoria do Departamento de Transportes Internos. "Mas sei que, se o colocássemos à disposição, muita gente iria agendar uma data para utilizá-lo, continua.

Usado também em solenidades oficiais, o Landau prestou seu último serviço à municipalidade em 1999, na inauguração da Marginal Baquirivu, quando Magrão levou representantes da Caixa Econômica Federal e o então prefeito Jovino Cândido. Desde então, o carro ficou "encostado" no pátio do DTI.

Com o intuito de preservar a memória da cidade, o carro foi reformado. "Resolvemos restaurá-lo, porque esse modelo representa um momento importante de nossa história, a época do milagre econômico e, apesar de não querermos mais voltar a esse período, é importante sabermos como era o Brasil ontem e precisamos aprender com a história", acredita Ramos.

Carro será usado em projetos culturais

Fora das ruas desde 1999, o Landau da prefeitura passou por uma restauração na oficina do DTI e agora terá outra funcionalidade: a educação cultural.

Esse é o interesse do atual diretor do Departamento de Transportes Internos da, Luiz Carlos de Lima. "Nós vamos conversar com a Secretaria de Cultura e deixá-lo exposto no saguão do Adamastor, sob os cuidados da equipe da oficina do DTI", conta.

Além desse projeto cultural, o Landau já participou de outras exposições de carros antigos, mas a reforma o impossibilitou de estar em outros eventos. "Ainda estamos terminando de recuperá-lo e agora só faltam alguns detalhes estéticos, mas assim que acertarmos esses pequenos pontos nós entraremos nessa fase do projeto cultural", finalizou Lima.

Posso ajudar?