Um homem que se apresentava como tenente da Aeronáutica foi preso nesta terça-feira de manhã na Escola Estadual Maurício Goulart, na vila Dinamarca, região dos Pimentas. Felipe Vieira Silva, 21 anos, procurou a direção da unidade na semana passada, para solicitar uma autorização para ministrar palestras sobre a carreira militar aos estudantes. Na ocasião, ele vestia farda e apresentou um ofício em papel timbrado da Aeronáutica. O documento trazia informações que lhe davam suposto aval para divulgar informações das Forças Armadas a fim de estimular o ingresso dos jovens na carreira.
Ao mesmo tempo, foi checado junto à Aeronáutica o currículo do rapaz e a veracidade do documento. Foi neste momento que a escola descobriu que, na verdade, tratava-se de um falsário. A polícia foi acionada imediatamente, e a operação para prender Silva foi realizada através da Inteligência da Polícia Militar em conjunto com o mesmo serviço da Aeronáutica.
A direção da EE Maurício Goulart foi orientada a agendar a palestra solicitada, criando um cenário perfeito para capturar o falso tenente da Aeronáutica, pego em flagrante e detido por falsificação de documento e uso indevido do uniforme.
A costureira Ana Maria Alexandre de Melo, 64 anos, estava chegando à casa de sua filha, que mora em frente à escola, quando observou com muita atenção todo o movimento da polícia entre às 8h e 9h. "É preciso ficar em alerta, porque o mundo está cheio de louco. Dá medo da história que aconteceu em Realengo se repetir em qualquer outro lugar", comenta.
A Secretaria de Estado da Educação informa que o falso tenente da Aeronáutica não praticou nenhum ato contra a integridade física e psicológica dos alunos da instituição. A prisão ocorreu sem perigo aos estudantes e as aulas ocorrem normalmente na unidade.
Silva já cumpriu serviço militar obrigatório no Parque de Material Aeronáutico do Campo de Marte. Em agosto de 2010 já tinha sido preso pelo mesmo motivo de querer promover palestras utilizando como assunto o serviço da aeronáutica.