Cidades

Passeata cobra colaboração da comunidade no combate à dengue

Secretaria de Saúde informa que casos da doença diminuiram em relação ao ano passado

Cerca de 30 profissionais da Unidade de Saúde da Família Soberana realizaram nesta terça-feira uma passeata para chamar a atenção da população no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Entre os funcionários estavam enfermeiros, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Os manifestantes percorreram as ruas da Cidade Soberana com apitos e faixas contendo os seguintes dizeres: "Todo dia é dia de combater a dengue". A ajudante geral, Daniela Marques da Silva, 29 anos, observou toda a mobilização do portão de sua casa e afirmou que faz sua parte, mas infelizmente nem todos da rua Taubaté têm essa consciência.

A enfermeira Marinês de Souza Ribeiro, 36 anos, afirma que o manifesto foi tímido, mas necessário para alertar a comunidade de que todos precisam contribuir para o extermínio do mosquito Aedes Aegypti. "Tanto a prefeitura quanto a população precisam cada um fazer sua parte".

Segundo dados da Unidade de Saúde da Família Soberana 32 casos foram diagnosticados, entre 55 investigados. Não houve registro de nenhum paciente com dengue hemorrágica.

De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal o índice de dengue diminuiu em relação ao ano passado. Entre janeiro e abril de 2010 foram confirmados 960 casos, no mesmo período de 2011 foram confirmados 387. A pasta ressalta que os números deste ano são provisórios e estão sujeitos a alterações.

Posso ajudar?