Cidades

Recursos de projetos para o Fundo Municipal de Cultura termina hoje

Secretaria municipal criticou o estado por falta de diálogo e verbas para novos projetos

Os responsáveis por projetos que foram considerados inadequados para receber verbas do Fundo Municipal de Cultura tem até hoje para apresentarem os recursos na Secretaria Municipal de Cultura. Após este procedimento serão divulgados no Diário Oficial os projetos que serão financiados com dinheiro público até o dia 15 de maio.

Entre os 28 projetos que estão pré-aprovados para receberem recursos, nove são da área musical, cinco de livros, cinco de artes visuais e cinco teatrais. Até o momento 10 projetos estão inabilitados, dentre os quais o da Associação dos Templos de Umbanda e Candomblé de Guarulhos e o de Francielen Bernardo da Silva, estimado em mais de R$ 220 mil, mas possui erro orçamentário de R$ 27 mil.

A Cultura afirma que para cada projeto a destinação de verbas depende da disponibilidade de receitas. O edital prevê um prazo mínimo de dois meses para a execução dos projetos aprovados que devem ser apresentados em equipamentos do município e abertos gratuitamente à população.

A Secretaria diz que está em diálogo com o Ministério da Cultura para o recebimento de novos recursos para a cidade, mas não confirmou nenhum que deva ocorrer em breve. A pasta criticou a Secretaria de Cultura do Estado que "nesses últimos anos, além de não disponibilizar recuros para Guarulhos, não nos recebe para qualquer tipo de diálogo", afirma, em nota.

Posso ajudar?