A construção de uma via de ligação entre o trecho Norte do Rodoanel e o Aeroporto Internacional de Guarulhos deve ocasionar desapropriações nos bairros Jardim Vila Rica, Jardim Lenize, São João e Cidade Seródio. A informação foi confirmada ontem pela Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa).
A Prefeitura afirmou na semana passada que com as negociações do novo traçado do Rodoanel seriam desapropriadas somente 340 residências, ante as mais de mil previstas inicialmente. Contudo, a administração municipal e a Dersa não confirmam a previsão de desapropriações acrescentando a avenida que será construída para acessar o aeroporto. Os quatro bairros citados são populosos e com poucas áreas livres. A avenida terá início entre o sítio da Candinha e o Jardim Vila Rica, com acesso ao futuro terceiro terminal de passageiros.
Na edição desta terça-feira, o secretário municipal de Governo, João Roberto Rocha Moraes, informou que a avenida não teve o traçado definido pela Dersa e que as negociações com a Prefeitura devem começar após o início da construção do Rodoanel.
Em nota, a posição da Dersa é diferente. A estatal explica que a nova ligação está inclusa no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e no Relatório de Impacto de Meio Ambiente (Rima) em análise no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) para licenciamento do Rodoanel. A previsão para o início das obras da avenida é no final deste ano.
A Dersa afirma ainda que não há previsão de ligação direta de Guarulhos com o Rodoanel, como pleiteia o prefeito Sebastião Almeida (PT), a não ser pelo acesso a ser feito com o aeroporto.
A Prefeitura adiou para hoje a entrega da certidão de permissão da construção do Rodoanel. Na manhã de ontem, em reunião com os vereadores da base governista, Almeida prometeu incluir no documento requisitos apontados pelos parlamentares que foram apresentados na sexta-feira em reunião fechada.
Segundo o líder do Governo na Câmara Municipal, vereador José Luiz (PT), um dos itens acrescentados é a criação de cooperativa de moradores para acompanhar as desapropriações, reassentamento das famílias antes da construção e cobertura acústica do Rodoanel para não atrapalhar os moradores que forem vizinhos da estrutura.