O consórcio Internorte, composto pelas empresas que atendem as linhas intermunicipais em Guarulhos, não foi aprovada no Índice de Qualidade de Operação (IQO), da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Entre os principais problemas encontrados estão atraso nas saídas, falhas nas luzes dos letreiros e falta de limpeza.
Entre as 38 operadoras fiscalizadas pela EMTU, a Internorte conseguiu ficar na 11o posição no Índice de Qualidade da Frota (IQF), com nota 9,4 numa escala de 0 a 10. Já o IQO não teve a nota divulgada, no entanto, por ter ficado sem certificação de qualidade, significa que o desempenho ficou abaixo de 8.
De acordo com o coordenador da pesquisa, Carlos Alberto Panella, foram constatadas mais de 20 mil falhas em 500 linhas. Ele explica que a Internorte não será autuada por falhas no serviço já que atingiu a media prevista no contrato assinado com a EMTU, mesmo não ficando dentro dos critérios de qualidade satisfatórios. "O consórcio precisa melhorar o cumprimento das partidas, mesmo sabendo da grande dificuldade pelo trânsito estar cada vez pior", conta.
OPINIÃO – Os guarulhenses concordam que a Internorte precisa melhorar a qualidade nos serviços. Segundo o analista de engenharia, Agnaldo de Souza Assis, 29 anos, o pior nos intermunicipais é o tempo perdido em congestionamentos. O ajudante de bomba Charles Luis de Jesus Santiago, 35, afirma que precisa pegar ônibus lotados às 5h. "É desconfortável. Poderiam oferecer mais opções", diz. A opinião dele é a mesma da recepcionista Patrícia Macedo, 18: "Os ônibus demoram, são sujos e os motoristas não sabem passar informações".
Questionada sobre o resultado da pesquisa, a Internorte não se pronunciou até a conclusão desta edição.