A Prefeitura de Guarulhos elaborou um projeto básico para reforma de pavimentação e implantação de drenagem nas ruas Benedito Climério de Santana e José Marques Prata, Várzea do Palácio. O serviço, com custo estimado em R$ 2,2 milhões, deve ser contratado pelas cerca de 15 empresas situadas nas vias. Os empresários querem a obra com urgência, já que reclamam das péssimas condições de tráfego no local e as enchentes recorrentes em janeiro.
Desde 2009, um grupo de empresários locais se reúne para buscar soluções, principalmente para as enchentes. Técnicos da Secretaria Municipal de Obras apresentaram para eles na quarta-feira os estudos preliminares para resolução do problema. A região não possui serviço de drenagem, o que precisa ser contratado de uma empresa especializada por R$ 74 mil. Só após o projeto executivo e os estudos completos os empresários devem dividir os custos da obra.
Uma nova reunião com representantes de todas as empresas das ruas será realizada na Secretaria de Obras em 13 de julho. Segundo a porta voz do grupo, Corine Zanoline Rostirolla, será demarcada na próxima semana as áreas exatas de cada empresa para saber qual deverá ser o investimento de cada companhia.
A Benedito Climério de Santana possui 6,1 mil metros quadrados e a José Marques Prata tem 2,6 mil metros quadrados. Os empresários reclamam dos congestionamentos nas vias também pelo alto número de transportadoras. Os veículos que chegam ao Presídio José Parada Neto, também na região, enfrentam dificuldades. A diretoria do presídio ficou de solicitar recursos à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária para pedir recursos para contribuir com as obras.