A Infraero aprovou projeto do terceiro terminal de passageiros do aeroporto Internacional de Guarulhos. No entanto, segundo o planejamento da estatal, apenas 40% da obra deve ser concluída até o final de 2013. Com isso, o aeroporto ganhará um fluxo adicional de 10 milhões de passageiros antes da Copa de 2014. A licitação da construção depende de detalhamento técnico e só sai no fim do ano.
O investimento de R$ 716 milhões, com 230 mil metros quadrados, terá condição de receber mais 19 milhões de passageiros por ano após a conclusão da obra. Ou seja, praticamente dobrará a capacidade atual que hoje é de de 20,5 milhões. Em 2010, o aeroporto estourou o limite e recebeu 26 milhões.
Como o projeto deve ser executado o mais rápido possível. A demanda inspirou a escolha pelo uso de material pré-fabricado, integralmente metálico. As áreas de embarque e desembarque serão separadas, em cinco pavimentos.
Segundo Marcelo Chueiri, coordenador técnico da Agende (Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento), esta obra é indispensável e a mais importante para o tráfego aéreo do Brasil. "Congonhas não tem mais espaço para crescer, por isso toda demanda do país vem para Guarulhos".
Chueiri acredita que no momento em que o terminal estiver pronto, sua demanda já estará ultrapassada. "Somente para 2011 o aeroporto de Cumbica tem uma expectativa de receber 30 milhões de passageiros", comenta.
O projeto considera a conexão física por meio de esteiras, local para estação de ônibus e as paredes serão removíveis para possibilitar a construção do quarto terminal.