Cidades

Com mais de 200 profissionais, Bombeiros de Guarulhos comemoram data nacional

Cidade conta com quatro postos na Vila Galvão, Cumbica, Taboão e Macedo

Cerca de 210 bombeiros, que fazem parte do Grupamento de Guarulhos, comemoraram no sábado o Dia do Bombeiro Brasileiro. A data foi instituída pelo Decreto Federal nº 35.309 de 1954, para homenagear os profissionais.

A cidade conta com quatro postos distribuídos entre Vila Galvão, Cumbica, Taboão e Macedo. A sede administrativa do Comando do 5º Grupamento de Bombeiros fica no Bom Clima.

Seguindo a hierarquia dos bombeiros, Guarulhos tem somente um tenente-coronel, cargo máximo da corporação, que comanda todos os subalternos: major, capitão, tenente, sargento, cabo e soldado.

Os bombeiros da cidade registram em torno de 27 ocorrências por dia, com uma média de 11 casos de resgate e as demais distribuídas entre incêndio e salvamento. Índice que se equipara com a capital paulista.

"O mais gratificante da profissão é quando estamos atendendo alguma ocorrência e a população nos agradece pelo trabalho que desempenhamos em momentos de salvamento", comenta o Primeiro Tenente, Messias Alves, de 29 anos,

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Guarulhos, é importante que a população ao ligar para o 193 passe o maior número de dados possíveis, como endereço correto e detalhes da situação. Isso evita o deslocamento desnecessário de uma viatura.

Em comemoração ao dia 2 de julho, a tradicional corrida do Corpo de Bombeiros, com um percurso de dez quilômetros, e outras programações em homenagem aos servidores serão realizadas, neste domingo, no Parque da Independência, no Ipiranga, em São Paulo, a partir das 8h.

Posso ajudar?