Cidades

Especial Sertão: Veredas discute a profunda e dilemática relação dos personagens da obra

Documentário sobre obra de Guimarães Rosa será exibido nesta quinta na TV Cultura

Guimarães Rosa soube lidar como um gênio com os mistérios labirínticos do ser humano. Não somente os da vida real, mas os pensados para tecer o caráter de suas crias. Assim foram geridos Riobaldo e Diadorim. O primeiro, homem de sensibilidade árida e poética; o segundo, que vira sua paixão dilemática, mulher de corpo, mas homem de alma e feição.

Os dois complexos personagens e o sentimento nebuloso que paira entre eles renascem em Sertão: Veredas, especial homônimo da obra máxima do autor mineiro, que a TV Cultura exibe hoje, às 23h45, na faixa Cultura Documentários.

O vídeo é um misto de ficção e documentário. Na parte dramatúrgica, os atores Odilon Esteves e Sílvia Lourenço encarnam, respectivamente, os jagunços Riobaldo e Diadorim. E interpretam em cenários que reconstroem trechos do livro a trajetória da ambígua amizade dos protagonistas.

O trecho documental desnuda tanto o universo literário de Guimarães Rosa quanto o de seu livro. Entre os entrevistados estão José Miguel Wisnik, Tom Zé, Paulo Freire e Mário Chamie, que faleceu no último domingo, dia 3. A direção é de Willy Biondani.

Ficha Técnica
Gênero: Documentário / Ficção
Diretor: Willy Biondani
Ano: 2008
Elenco: Odilon Esteves e Sílvia Lourenço
País de origem: Brasil
Duração: 47 minutos
Colorido
Classificação indicativa: 16 anos

Posso ajudar?