Cidades

Projeto da unidade Sesc Guarulhos na Vila Fátima deve ficar pronto até o fim do ano

Obras na área doada pela prefeitura há 4 anos ficam para 2012;

Até o fim deste ano, todos os detalhes do projeto técnico da unidade Guarulhos do Serviço Social do Comércio (Sesc), que será construída na rua Guilherme Lino dos Santos, na Vila Fátima, estará finalizado. Desta forma, somente em 2012, deverá ser feita a licitação pública obrigatória para contratação da empreiteira responsável pelas obras.

A área de 22.415 m² doada pela prefeitura, em 2007, abrigava a Arena Esportiva Osvaldo de Carlos, que foi transferido para o terreno ao lado, com construção custeada pelo Sesc. Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc-SP, durante o processo de instalação da unidade, a instituição firmou acordo com a administração municipal para assumir o compromisso de transferência da arena.

De acordo com o diretor regional do Sesc-SP, há tempos a instituição desejava construir uma unidade em Guarulhos. "O interesse pelo município partiu principalmente por causa da dimensão e localização. Além disso, alcançamos o objetivo de atender os trabalhadores do comércio da cidade e a população em geral".

"Como o projeto ainda está sendo elaborado, não temos uma definição exata do investimento total da obra, mas de acordo com experiências anteriores, a perspectiva é de que sejam gastos cerda de R$ 50 milhões", esclarece Miranda. Selecionada através do concurso realizado em 2010, a empresa Dal Pian Arquitetos é responsável pelo projeto executivo em desenvolvimento.

Conforme o projeto preliminar, serão 30 mil metros quadrados de área construída com conjunto poliesportivo coberto (quadras de futebol, tênis e basquete), piscina semi-olímpica coberta, pista de atletismo, salas de exposições, teatro com 350 lugares, auditório, comedoria, telecentro com acesso à internet, sete consultórios odontológicos, áreas de lazer e estacionamento com 360 vagas.

Guarulhos será a primeira unidade do Sesc com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O certificado internacional é concedido para edifícios verdes, que garantem sustentabilidade da localização, eficiência no uso da água e energia, qualidade ambiental no interior da edificação, entre outros critérios.

A inauguração da unidade está prevista para ser realizada em 2015.

Posso ajudar?