Cidades

Projeto une arte a ações de prevenção de segurança pública

União de manifestações artítiscas e prevenção da Polícila Militar originou a iniciativa

A união da arte com a prevenção da Polícia Militar (PM), originou o projeto inédito no país – A Arte de Fazer Segurança – que consiste em prevenir a população sobre situações que favorecem os furtos em grandes centros comerciais. O lançamento oficial dessa ideia foi realizado na última sexta-feira à noite no Teatro Padre Bento. A intervenção artística do projeto aconteceu no sábado, das 16h às 18h, no calçadão da Dom Pedro II, no Centro.

Os artistas voluntários fazem parte de grupos de jovens das igrejas católica e adventista, que serão responsáveis pelas encenações artísticas de interação com o público. Utilizando mímica, os atores conscientizarão a população sobre a forma correta de usar bolsa, carteira e celular em locais de grande movimentação.

De acordo com o major e coordenador operacional Genilson Luiz de Carvalho Silva, do 15° Batalhão de Polícia Militar Metropolitana, a ideia de integrar a arte com a segurança surgiu como uma forma de alertar a população. "Uma pessoa quando é alertada por um policial pode se sentir constrangida, mas se for alertada por um artista vai encarar a situação de forma agradável e bem-humorada".

Segundo o secretário-adjunto de Cultura, Marks Oliveira, este é um projeto piloto, mas deve ser ampliado. "Pretendemos pelo menos, uma vez por mês, levar essa iniciativa junto com a PM, para diminuir os índices de furtos nos principais centros comerciais de Guarulhos".

A PM em parceria com a Secretaria de Cultura contou com o apoio das secretarias de Segurança Pública, Assistência Social e Cidadania, Trânsito e Transporte e com o Departamento de Turismo.

Posso ajudar?