O sistema SDU online, mais um serviço do programa Tecnologia Cidadã, que tem como objetivo facilitar a vida dos cidadãos por promover acesso aos serviços públicos através da internet, além de promover a inclusão digital, foi lançado na manhã desta quarta-feira pelo prefeito Sebastião Almeida.
O SDU online é o portal da Secretaria de Desenvolvimento Urbano que permite às empresas, autônomos e trabalhadores emitirem licenças de publicidade e funcionamento, alvarás de construção e regularização, além da certidão de uso do solo.
Esse é o primeiro portal totalmente eletrônico da prefeitura idealizado por mais de 130 profissionais. "É um trabalho que iniciou em 2007 e significa a sistematização de todos os serviços prestados ao município", afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Álvaro Garruzi.
Para usufruir dos serviços o cidadão deverá acessar o portal da Prefeitura, clicar no link Tecnologia Cidadã e criar um usuário e senha. Após esse cadastro, preencher um formulário e anexar os documentos necessários para o serviço solicitado. Por último, imprimir o boleto para pagar a taxa de análise de processos de 50 UFGs.
"A diferença do SDU para os demais portais é que com ele você consegue acompanhar o andamento da sua solicitação, além de receber e-mails e SMS permitindo um maior controle", complementa Luiz Jacometti Pinheiro, diretor de informática e telecomunicações da prefeitura.
Em 2007 existiam mais de 13.500 processos para serem analisados e 7.500 aguardando a visita de um fiscal, com a informatização desses sistemas a prefeitura espera agilizar esses procedimentos.
Para o prefeito, essa modernização facilita a vida da população e permite que ela possa desempenhar diversas atividades ao mesmo tempo. "Cabe a prefeitura caminhar com essa modernidade permitindo a população realizar alguns serviços sem sair de casa", complementa.