Cidades

STT lança campanha para motoristas respeitarem vagas para defecientes físicos

A ação será realizada por quatro semanas e tem por objetivo conscientizar a população

Marianna Falcão

Em referência à Semana da Pessoa com Deficiência, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito em parceria com a Coordenadoria de Políticas para Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida lançou a campanha "Obrigado por respeitar as vagas exclusivas". O lançamento aconteceu na tarde desta terça-feira no Adamastor Centro.

A ação, que será realizada por quatro semanas, tem por objetivo conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as vagas destinadas para estacionamento exclusivo de veículos utilizados por idosos, gestantes e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Para isto, serão distribuídos folhetos ilustrativos da campanha nos estacionamentos públicos e privados da cidade.

O secretário-adjunto da pasta, Celso Masson, acredita que todos os lugares coletivos, com prestação de serviços necessitam de vagas exclusivas. Sobre a fiscalização, Masson declara que os agentes da STT farão uma abordagem diferenciada, a partir de hoje – início da campanha. "Ao invés do agente apenas multar o motorista irregular com o valor de R$ 53,20, fará uma abordagem diferente para conscientizar a importância do respeito às vagas exclusivas.

O coordenador da Coordenadoria de Políticas para Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Firmino Manuel da Silva, defende a aquisição do Cartão Deficiente ou Cartão Idoso para garantir o direito ao uso das vagas especiais em zona azul e das vagas exclusivas. O cartão pode ser adquirido gratuitamente no Fácil Transportes e Trânsito, no Bom Clima. A STT não soube informar quantos cartões já foram emitidos na cidade.

Posso ajudar?