Cidades

Distribuição de energia em viela na Vila Rosália é precária

Segundo moradores, fios oferecem perigo e faturas não são entregues no local

A distribuição de energia elétrica está precária na viela Gabriel Vasconcelos, na Vila Rosália. A fiação dos postes oferece perigo aos moradores – constantemente os fios entram em curto-circuito. Em setembro de 2008, a aposentada Alzira Alves Pena, 62 anos, abriu um protocolo de atendimento na EDP Bandeirante, mas até o momento a companhia não realizou nenhuma melhoria.

A aposentada comenta que a EDP Bandeirante não entrega a fatura nas residências da viela. "Quando fui reclamar com os funcionários, me disseram que não entregam a correspondência porque a companhia não tem acesso aos relógios. Além disso, tive que ouvir que a minha ligação elétrica é clandestina".

Os moradores da viela também relatam que a companhia não envia funcionários para fazer a medição dos relógios. Em consequência da situação crítica dos fios, há irregularidade na viela, alguns moradores se viram fazendo o chamado "gato", porque já cansaram de entrar em contato com a Bandeirante para regularizar o fornecimento de luz.

A dona de casa Diolanda Farias, 42 anos, precisou prender os fios para impedir que ficassem batendo no vidro da janela do quarto. "Fico direto sem luz, por causa da bagunça que está essa fiação. Está tudo podre". Diolanda ainda relata que do banheiro ela consegue ver o curto-circuito dos fios amontoados na casa ao lado.

A EDP Bandeirante informa que encaminhará uma equipe para verificar a situação relatada e tomar as providências, caso sejam necessárias. A distribuidora ainda ressalta que fará um levantamento de viabilidade das regularizações de possíveis ligações clandestinas, além de avaliar se existe algum impedimento ambiental ou judicial do local.

Segundo a EDP Bandeirante, fraudar energia elétrica por meio de ligações clandestinas ou da manipulação indevida do medidor é prática perigosa, que pode danificar aparelhos elétricos e provocar acidentes graves, colocando em risco a segurança. O desvio de energia elétrica, chamado popularmente de "gato" é considerado crime, previsto no Código Penal, sujeito a inquérito policial e pena de prisão.

Posso ajudar?