Cidades

Incêndio em favela no Jardim Munhoz provoca a morte de mãe e filho

Em agosto, o HOJE revelou que a situação era crítica, mas a Prefeitura não se manifestou sobre o problema

Um incêndio na favela dos Pallets, localizada na avenida Educador Paulo Freire, continuação da rodovia Fernão Dias – na região do Munhoz – provocou a morte de Patrícia Andrade Silva, de 16 anos e do filho recém-nascido, Yan Guilherme Andrade dos Santos, de um mês de vida. A tragédia aconteceu na segunda-feira de madrugada, por volta das 4h, quando os barracos de madeira começaram a pegar fogo.

Segundo a Defesa Civil de Guarulhos, o incêndio atingiu cerca de 400 pessoas, que fazem parte de um total de 150 famílias. Pelo menos 17 viaturas do Corpo de Bombeiros se deslocaram para o local. As chamas só foram controladas duas horas depois do início do incêndio. De acordo com os bombeiros, o fogo se alastrou por uma área de mil metros quadrados. A última viatura só deixou o lugar por volta do meio-dia. As causas ainda não foram identificadas, mas os moradores da favela acreditam que uma vela tenha causado a tragédia. A área é de propriedade da Companhia Metropolitana de São Paulo.

Conforme informações da prefeitura, a maioria dos desabrigados foi para casa de parentes e conhecidos. Os demais, aproximadamente 60 pessoas, foram encaminhados a um abrigo provisório montado no Ginásio da Ponte Grande. Posteriormente, irão para uma escola municipal desativada no Jardim Ipanema. Os moradores previamente cadastrados pela prefeitura para o Programa Minha Casa, Minha Vida, e que tiveram suas moradias destruídas, receberão aluguel social de R$ 300 mensais, até fevereiro de 2012, quando irão para unidades habitacionais do programa.

Em agosto, o HOJE publicou uma reportagem relatando a situação do local, que tem várias famílias em situação irregular (leia aqui). Inclusive, cita que à noite é comum observar montes de entulho pegando fogo à beira da estrada, causando riscos à população local e aos motoristas. Na época, a prefeitura não esclareceu o que seria feito com as famílias cadastradas, desde 2009, para relocação. Em razão do fogo, a avenida Educador Paulo Freire ficou bloqueada até às 09h de ontem, por este motivo, os motoristas que passavam pela rodovia Fernão Dias, sentido Capital, enfrentaram um congestionamento de até sete quilômetros. Depois das 09h apenas, uma faixa da via foi liberada.

Não é a primeira vez que um incêndio causa mortes na favela dos Pallets. Em dezembro do ano passado, uma criança de oito meses morreu, por causa do fogo provocado por uma vela.

Posso ajudar?