Cidades

Região Metropolitana terá conselho de desenvolvimento

Almeida diz que cobrará soluções ao tamanho da cidade

A partir do próximo dia 20, os 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo terão um novo instrumento de planejamento com a posse do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O Conselho será a principal instrumento de deliberação sobre planos, projetos, programas, e obras estratégicas a serem executados na RMSP com recursos do Fundo de Desenvolvimento.

Entre as áreas de atuação do colegiado, estão o planejamento, mobilidade urbana e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social. "Considero a criação do conselho um avanço muito importante nas relações entre Estado e região metropolitana. Será um espaço de diálogo e reivindicações muito importante para o desenvolvimento das 39 cidades envolvidas", disse o prefeito Sebastião Almeida.

Com a posse do Conselho da RMSP, será possível promover a cooperação articulada e integrada entre diferentes níveis de governo para garantir melhor aproveitamento dos recursos públicos, a utilização racional do território, dos recursos naturais, culturais, a proteção do meio ambiente e a redução das desigualdades regionais. "Guarulhos é a segunda maior cidade do estado e vou colocar ao conselho os pleitos do tamanho de nossa cidade. Levarei as demandas e espero que consigamos vislumbrar situações sólidas na resolução das maiores necessidades de nossa população", acrescentou o chefe do executivo de Guarulhos.

O novo projeto de gestão foi criado pelo Governo do Estado em junho deste ano após o governador Alckimim sancionar o Projeto de Lei Complementar nº 6 de 2005. O novo sistema deverá buscar o desenvolvimento sustentável e a melhora na qualidade de vida para os 19,7 milhões de habitantes de toda região metropolitana.

Posso ajudar?