Cidades

STT expõe carro acidentado durante Semana Nacional de Trânsito

Veículo foi colocado estrategicamente em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade

Um veículo acidentado ficou exposto no cruzamento da avenida Paulo Faccini com a Tiradentes, desde às 03h da madrugada desta segunda-feira, para chamar atenção dos motoristas sobre os riscos que o trânsito pode provocar para a vida das pessoas. A iniciativa faz parte da campanha da Semana Nacional do Trânsito, que começou no último domingo e vai até o dia 25.

As ações estão sob coordenação da Escola Pública de Trânsito (EPT), órgão ligado à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito com o tema "O trânsito só muda quando a gente muda – Faça a sua parte!". A exposição com veículos que se envolveram em acidentes também poderão ser vistos em outros dois cruzamentos – na avenida Santos Dumont com a rua Holandesa e na avenida Anton Philips com a avenida Guarulhos.

Enquanto os semáforos estavam fechados para os motoristas, uma faixa era estendida na frente dos carros com os seguintes dizeres: não seja a próxima vítima, respeite a sinalização. Acompanhada de uma criança, a auxiliar administrativa, Núbia Regina Costa, 44 anos, sempre escolhe atravessar a rua com segurança. "Independente se estou andando na rua sozinha faço questão de usar a faixa de pedestre".

O comerciante Osvaldo Vicente Costa, 45 anos, acredita que todos que fazem parte do trânsito correm o risco de serem vítimas de algum tipo de acidente, por isso aprova a iniciativa da campanha em fazer com que a população tome mais cuidado.

Há oito anos exercendo a profissão de motorista, Antônio Gomes, 41 anos, nunca se envolveu em nenhum tipo de acidente de trânsito. "Sou adepto de uma direção preventiva e gostaria que mais campanhas fossem realizadas para preservar a vida de outros motoristas e pedestres".

O município também participará da iniciativa mundial do dia sem carro, em que prevê que as pessoas deixem de circular com seu veículo, utilizando-se de outros meios de locomoção, como o transporte coletivo. A "Jornada na cidade sem meu carro" será realizada nesta quinta-feira.

Posso ajudar?