Devido a risco de saúde humana e outros problemas decorrentes de armazenamento de combustível, a Prefeitura contratou o Consórcio Falcão Bauer-Moara para adequar o posto de abastecimento do Departamento de Transportes Internos. A empresa especializada, será responsável pela execução de serviços técnicos de engenharia e pelo licenciamento ambiental, visando remediação e realização de análise de risco a saúde humana e inspeção dos tanques de combustíveis na área do posto.
O contrato firmado com a empresa, pelo período de seis meses, custará mais de R$ 200 mil e, de acordo com a Prefeitura, a contratação foi necessária para a regularização e adequação do posto de abastecimento às normas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), tendo em vista que ocorreram mudanças na legislação quanto ao abastecimento de combustível e o posto tem de se adequar às novas normas.
Há dois anos, a Cetesb passou por reformulações e ganhou, além de uma nova denominação, novas atribuições, principalmente no processo de licenciamento ambiental no Estado. A companhia é responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.
Essas novas normas visam a diminuição do impacto ambiental provocado pelo descarte irregular de combustíveis no meio ambiente sem tratamento ou preparação adequada, além de instalações antigas ou mal feitas que também podem causar vazamentos e contaminar ecossistemas inteiros, com danos praticamente irreversíveis.