Cidades

Aniversário do Zoo traz programação especial

Durante todo o mês de outubro, haverá atividades educativas, entre elas oficina de fotografia, cinema infantil, pintura e visita monitorada

Em outubro, o Zoológico de Guarulhos completa 30 anos E, durante todo o mês de aniversário, terá uma programação especial com atividades educativas, entre elas oficina de fotografia, cinema infantil, pintura e visita monitorada. As inscrições já estão abertas, basta ligar para 2455-6497. A entrada é gratuita.

Além de participar das atividades especiais de aniversário, os visitantes poderão aproveitar o passeio para conhecer um pouco sobre os 500 animais que vivem no Zoológico. Ao todo, são 100 espécies diferentes, entre aves, répteis e mamíferos. No Zoo tem leão, onça-pintada, pavão, lontra, tucano, coruja, macaco, lobo, furão, ema, capivara, jiboia, tartaruga, gavião, tamanduá, ouriço, quati, sagui, ganso, arara, iguana, cisne e muitos outros bichos. A área, localizada no Jardim Rosa de França tem 70 mil metros quadrados.

Filhotes – Três cisnes que acabaram de nascer são as atrações mais recentes do Zoo. Para vê-los é necessário ter paciência. No lago do Zoo, entre a paisagem e os esconderijos naturais eles fazem breves aparições, quando menos se espera. Diferente dos outros animais em cativeiro, os cisnes fazem parte das espécies que têm vida livre no Zoo. Nessa categoria estão os sabiás, beija-flores, sanhaços, periquitos e garças.

Inauguração de recinto – Outra novidade no mês de aniversário é a inauguração da nova casa do urubu-rei, no dia 12 de outubro. O recinto, durante um ano, passou por ampliação e reforma. A área aumentou de 50 para 70 metros quadrados e a altura foi de 4 para 6 metros. A paisagem do recinto, onde vai morar um casal de aves de rapina,  também ficou diferente: ganhou plantas ornamentais, poleiros e um lago pequeno.

Segundo a bióloga do Zoo, Cristiane Espinosa Bolochio, o filhote de urubu-rei é totalmente preto, mas na fase adulta ganha plumas brancas. O pescoço é pintado de vermelho, amarelo e alaranjado. É um animal ameaçado de extinção. Alimenta-se de carne fresca em cativeiro, mas quando está livre, na natureza, come animais mortos. É um importante agente de limpeza do meio ambiente. O nome urubu-rei surgiu porque os outros urubus abrem passagem para que ele coma primeiro e sempre lhe dão prioridade.

Atrações – O Zoo tem um Centro de Educação Ambiental com sala para realização de palestras, auditório com 50 lugares e biblioteca especializada em fauna e flora, além de um Museu de Ciências Naturais de 200 metros quadrados, com um acervo permanente de mais de 450 peças.

O Zoo tem um setor extra não aberto ao público, onde fica a clínica veterinária, a cozinha, o biotério, o laboratório, o setor de manutenção, o quarentenário e onde ficam os bichos doentes que estão em tratamento.

Posso ajudar?