Após divulgação do ranking de saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil na última segunda-feira, dia 27, que colocou Guarulhos na 17ª posição no ranking das 21 maiores cidades do Estado de São Paulo, com população igual ou superior a 300 mil habitantes, no tratamento de esgoto, o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos (Saae), Afrânio de Paulo Sobrinho disse a reportagem do HOJE que até o fim de 2012 cerca de 55% do esgoto deverá estar tratado na cidade. "Acreditamos que poderemos entregar a Estação de Tratamento de Pimentas/Cumbica até o fim do ano que vem e isso retratará 55% do tratamento de esgoto da cidade", disse.
Atualmente Guarulhos trata apenas 15% do esgoto produzido na cidade e, com a entrega da Estação de Tratamento de Bonsucesso, esse número chegará a 35% de esgoto tratado. "A estação Bonsucesso já está pronta e em fase de testes. Em breve será inaugurada com capacidade para tratar 20% de esgoto, o que elevará a capacidade do município para 35%", exemplificou Sobrinho.
Os outros 20% de tratamento que fará com que a cidade chegue aos 55% de esgoto tratado será possível com a conclusão das obras da Estação de Tratamento Várzea do Palácio, com início das obras programadas para este ano ainda. "Mais da metade do esgoto tratado é uma estimativa que estamos fazendo ara o fim do ano que vem. Alguns atrasos aconteceram, mas acredito que conseguiremos a meta de 55% até o fim de 2012.