O edital de leilão de concessão dos aeroportos de Guarulhos (maior da América Latina), Viracopos e Brasília sai nesta sexta-feira após aprovação da presidente da República, Dilma Roussef. Como os três aeroportos possuem características diferentes e rentabilidade diferente um do outro, informações dão conta que o Governo Federal, através da Secretaria de Aviação Civil deverá promover três editais distintos, um para cada aeroporto. O leilão acontecerá de forma simultânea, no dia 22, conforme informação da Secretaria de Aviação Civil à reportagem do HOJE.
A rentabilidade dos aeroportos deverá influenciar também o tempo de concessão que cada empresa ou grupo vencedor da licitação terá para explorar comercialmente os aeroportos. Guarulhos como é o mais rentável dos três, deverá ter um prazo de concessão de 20 anos. Já Campinas e Brasília deverão ter prazos de concessão maiores, entre 40 e 30 anos respectivamente. No entanto, a Pasta Federal não confirmou se os prazos de concessão serão estes.
Ainda conforme a Secretaria de Aviação, o modelo do leilão será o de autorga, ou seja, a empresa ou grupo vencedor será aquele que pagar mais ao governo pelas concessões.