Mesmo apresentando redução nos casos de dengue, Guarulhos está entre os municípios do Estado de São Paulo que apresentam alto risco da doença. Nesse sentido, o governo estadual convocou para a esta segunda-feira, às 10h, na Capital paulista, um encontro reunindo os municípios com risco alto ou muito alto de transmissão da doença no próximo verão.
De acordo com dados da Secretaria da Saúde de Guarulhos, entre janeiro e setembro deste ano, a cidade registrou 1050 casos de dengue. No mesmo período do ano passado, foram verificados 1.551 casos, redução de 47,71%.
Foram convidados os prefeitos de 283 cidades que possuem maior vulnerabilidade para a circulação do vírus da dengue,segundo mapeamento realizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).
A classificação de risco das cidades foi feita com base em indicadores como série histórica de dengue, índices de infestação predial e densidade populacional, por exemplo.
No evento será apresentado o novo Plano Estadual de Intensificação dasAções de Vigilância e Controle da Dengue para o período 2011-2012, que inclui medidas diferenciadas em relação ao combate realizado nos anos anteriores.
Entre janeiro e agosto deste ano foram registrados no Estado 81,2 milcasos de dengue. O número é 56% inferior ao mesmo período de 2010, quando houve 188,2 mil.