Cidades

Novo trevo de Bonsucesso depende de recursos do PAC mobilidade, diz Almeida

Trecho foi reformulado em 2004, mas não comportou o volume de tráfego

O prefeito Sebastião Almeida anunciou nesta quarta-feira que de todos os projetos entregues ao Governo Federal relativos ao Programa de Mobilidade Urbana, para serem executados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a reconstrução do trevo do Bonsucesso é o principal. "Elaboramos o projeto do novo trevo e agora esperamos o anúncio da presidente Dilma para a liberação da verba federal para a construção".

O trevo do Bonsucesso foi reformulado em 2004, na gestão do ex-prefeito Elói Pietá, contudo o projeto não dimensionou o volume do fluxo de veículos na região, o que tem ocasionado grandes congestionamentos.

Em fevereiro, o Governo Federal anunciou que Guarulhos poderia receber até R$ 430 milhões para obras de infraestrutura de transporte público através do PAC. A cidade foi incluída na lista dos 24 municípios mais populosos do país, que foram divididos em três grupos, permanecendo no MOB 2, juntamente com Manaus (AM), Belém (PA), Goiânia (GO), Campinas (SP) e São Luis (MA), com direito de apresentar três projetos, além do valor orçado. No total, o Governo Federal deve investir R$ 18 bilhões no PAC da Mobilidade.

Os projetos selecionados servirão para implantação e melhoria da infraestrutura de transporte público coletivo e para aquisição de equipamentos para integração, controle e modernização dos sistemas. Eles podem incluir sistemas de transporte sobre pneus, como corredores de ônibus exclusivos e de Veículos Leves sobre Pneus (VLP/BRT), e sistemas sobre trilhos, como trens urbanos, metrôs e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).

Posso ajudar?