Cidades

Motoristas da Prefeitura retomam greve e realizam assembleia nesta sexta

Deliberação da categoria deve acontecer no Paço Municipal

Os condutores da Prefeitura de Guarulhos, que retomaram a greve por melhores salários desde a zero hora desta sexta-feira, fazem nesta manhã assembleia de mobilização em frente o Paço Municipal, no Bom Clima. Em seguida os grevistas deverão sair em passeata juntamente com a direção do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública (Stap) até o Centro da cidade. O presidente da entidade sindical, Jair Lima, explicou à reportagem do HOJE, o motivo da greve ter voltado após interrupção sugerida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). "A Prefeitura não cumpriu o acordo e por isso deixamos o estado de greve e voltamos a situação de greve", disse.

No último dia 20, a desembargadora Sonia Maria Prince Franzini, durante audiência de conciliação no TRTT, em São Paulo, estabeleceu o prazo de 27 de outubro para o governo municipal apresentar proposta de equiparação salarial dos Condutores. "Queremos a equiparação salarial dos condutores da prefeitura em relação aos da Proguaru. A administração municipal disse que apresentaria uma proposta, mas nada foi encaminhado ao sindicato", contou Lima. Atualmente, condutores da Proguaru recebem R$ 1.400 enquanto que o salário dos condutores da prefeitura está em R$ 1.170.

No entanto, o presidente do Stap garantiu que serviços municipais de saúde e de alimentação, não serão afetados pela greve. "Estamos cumprindo a risca a determinação da desembargadora (Sonia Maria Prince Franzini) em manter 70% dos motoristas nos serviços de IML, transporte de alimentos, funerária e demais áreas da saúde. No mais, 100% dos condutores ficarão de braços cruzados enquanto o governo municipal não apresentar uma proposta digna para a classe", concluiu Lima.

Posso ajudar?