Uma redução média de 27% no número de mortes foi registrada nas rodovias federais brasileiras no período que compreendeu as viagens do feriado da Proclamação da República, em relação ao feriado prolongado do ano passado. Em 2010, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 148 óbitos em quatro dias. Em 2011, o número de mortes caiu para 133, em cinco dias.
O Coordenador-Geral de Operações da PRF, Giovanni Di Mambro, destaca alguns fatores que colaboraram para a redução: "o retorno em algumas regiões do país foi diluído desde o domingo até ao final do feriado por conta do mau tempo e também podemos levar em consideração o aprimoramento contínuo da fiscalização, com a intensificação do policiamento nos trechos mais críticos".
Em 2010, foram quatro dias de operação (de sexta à segunda-feira), e neste ano o policiamento foi reforçado nas regiões e horários onde era esperado o aumento do fluxo veículos, durante os cinco dias do período (de sexta à terça-feira). Desde a sexta-feiraaté a meia-noite de terça-feira, 80 mil veículos foram fiscalizados em todo o país. Mais de oito mil motoristas fizeram o teste do bafômetro, e destes, 506 foram reprovados, autuados e retirados de circulação – entre os embriagados, 172 foram presos por crime de trânsito.
No total foram feitas 29 mil autuações, 1693 veículos ficaram retidos e 665 carteiras de habilitação recolhidas.