Os representantes que assegurarão os direitos dos 100.586 habitantes de Guarulhos acima dos 60 anos, serão conhecidos após eleição de candidatos ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa que acontece nesta quinta-feira, no Centro de Referência do Idoso (CRI), no Jardim Santa Mena. Os conselheiros eleitos ocuparão a função até 2013.
Ao todo, serão escolhidos 24 conselheiros, sendo metade representada por conselheiros da sociedade civil, que devem obrigatoriamente desempenhar atividades relacionadas a entidades voltadas para os idosos. A outra metade do Conselho será definida por indicação do poder público, por intermédio da recomendação dos secretários municipais.
Segundo o atual presidente do Conselho, Antônio Leite de Lima, 72 anos, o número de conselheiros aumentará em relação a esta última gestão. De 16, o grupo passará a ter 24 integrantes. "Haverá oito representantes a mais, porque sentimos a necessidade de integrar outras Secretarias no Conselho, entre as elas, a da Habitação e de Assuntos Jurídicos", segundo Lima.
Para o presidente, o principal desafio para os membros do Conselho é a família dos idosos. "A família é o maior problema, porque muitos filhos aturam os pais somente para receber alguma colaboração financeira, quando se tornam um peso querem logo se livrar, internando-os em asilos".
Guarulhos abriga 100.586 idosos. Pimentas é o bairro com maior taxa de habitantes da terceira idade, onde estão concentrados 8.760. Em seguida, aparecem Cumbica com 5.665 e Bonsucesso com 5.228. O município está em primeiro lugar no ranking das cidades da Região Metropolitana que têm o maior número de pessoas idosas.