O prefeito Sebastião Almeida participa nesta terça-feira da mesa redonda sobre Segurança Pública, na edição deste ano da "Marcha Paulista em Defesa dos Municípios". Juntamente com o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, o secretário estadual de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Vinicius Camarinha, discutirá os problemas vivenciados pelos municípios em relação à segurança e estratégias do Estado no combate à criminalidade.
"Defendemos a necessidade de o Estado assumir mais responsabilidades em relação à Segurança Pública que, em muitos casos, vem sendo transferidas aos municípios, inclusive com a cessão de imóveis e de pessoal para ajudar a Polícia Militar a executar suas tarefas", afirmou Almeida.
A solenidade teve abertura ontem e visa defender o aprofundamento do diálogo entre as prefeituras e o Governo do Estado para a solução conjunta dos problemas locais. Além de segurança pública, na pauta estão as consequências do processo de metropolização das cidades paulistas e mecanismos que podem ser adotados para melhorar a administração dessas regiões; os mecanismos para agilizar a emissão na Cetesb de licenças ambientais exigidas para a realização de importantes obras para o desenvolvimento econômico e social; e a influência exercida por setores do poder judiciário sobre as prefeituras, interferindo no planejamento de gestões e na execução de projetos importantes para o desenvolvimento local.
Almeida disse também que solicitará ao Estado uma maior continuidade dos comandantes do policiamento em seus batalhões. "Outro ponto a destacar nessa área é o grande número de mudanças no comando do policiamento de todo o Estado. Isso vem prejudicando muito o diálogo da corporação com as cidades. As mudanças nos comandos estão sendo constantes", acrescentou.