Cidades

Terminal Remoto do Aeroporto de Guarulhos será inaugurado cinco dias antes do Natal

Espaço atenderá 5,5 milhões de passageiros por ano

Para atender à demanda de passageiros para a alta temporada de 2011, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) vai inaugurar o Terminal Remoto, de embarque e desembarque somente para vôos domésticos, no próximo dia 20, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, aumentando a capacidade anual de 20,5 milhões para 26 milhões de pessoas.

Com 2 km de distância dos Terminais 1 e 2, o Terminal Remoto tem capacidade para atender 5,5 milhões de passageiros por ano. A obra que foi iniciada no mês de julho, ocupará a área do antigo armazém de cargas da Vasp com 12,287 mil metros quadrados de espaço funcional. O local terá um estacionamento com 600 vagas. A novidade contará ainda com um novo sistema de acesso viário, com 20 mil metros quadrados de novas vias e 22,9 mil metros quadrados de ruas revitalizadas.

De acordo com a Infraero, o Terminal Remoto, que recebeu o investimento de R$ 86 milhões em ‘caráter emergencial, será definitivo e funcionará com um novo conceito diferenciado no modelo de módulo operacional como o inaugurado em 31 de agosto. Irá funcionar de maneira independente, com toda a estrutura de um terminal padrão.

O novo terminal não será inaugurado totalmente pronto – o prazo oficial para o fim das obras é janeiro, mas a Secretaria de Aviação Civil (SAC) já havia anunciado que colocaria o terminal em operação antes, para desafogar o fluxo de passageiros em alta temporada de fim de ano. Até dezembro do próximo ano, o galpão desativado da antiga Transbrasil, anexo ao da Vasp, também vai se transformar em terminal.

Posso ajudar?