Cidades

UnG e Berkeley College sinalizam parceria para projetos em conjunto

Instituições pretendem incentivar o intercâmbio de alunos e cursos entre si

A Universidade Guarulhos (UnG) e a Berkeley College – universidade dos Estados Unidos – anunciaram nesta sexta-feira a sinalização de uma parceria, com o objetivo de desenvolver projetos e estudos em conjunto. As instituições pretendem incentivar o intercâmbio de alunos para a realização de cursos de graduação e extensão.

O reitor da UnG, professor Alexandre Estolano, considera que a educação superior deve ser global. "Com o Brasil sendo a nona economia do mundo, é preciso preparar os alunos para uma formação global e não local. Para isto, estamos investindo nesta parceria internacional para proporcionar experiências de novas culturas".

Segundo ele, alguns ajustes com a Berkeley serão feitos a partir de 2012, para definir primeiro a mobilidade dos professores, que participarão da parceria, e a tecnologia a ser utilizada em transmissão de conteúdo. Estolano ainda declara que em 2013 a universidade iniciará a mobilidade entre os estudantes.

Desde terça-feira, representantes da Berkeley visitaram as unidades Guarulhos-Centro, Guarulhos-Dutra e SP-Centro da UnG. Responsável pelos estudos globais da Berkeley, Vinita Ittoop, comenta que a segurança e o crescimento econômico do Brasil são quesitos fundamentais para serem estabelecidas parcerias com as universidades brasileiras.

"Alguns estudantes têm a intenção de estudar nos Estados Unidos, mas muitos não conseguem aprovação do visto americano. Desta forma, a parceria com a UNG garante a troca de conhecimento acadêmico e cultural", acrescenta Vinita.

Posso ajudar?