O trânsito da avenida Papa João Paulo I, em Cumbica, fica ainda mais complicado em consequência de alguns caminhões e carretas que utilizam a via para ficarem estacionados. É possível, inclusive, notar caminhões parados até em lugares proibidos, como foi observado nas proximidades de um ponto de ônibus. Dois caminhões estacionados, um antes e outro depois do ponto, atrapalhavam a passagem dos ônibus e a visão dos passageiros.
O técnico de segurança do trabalho, Ricieri Cunha de Oliveira, 36 anos, utiliza a avenida Papa João Paulo I todos os dias para trabalhar e considera o trânsito caótico. "Chego atrasado à empresa com frequência, porque de manhã entre às 6h30 e 7h30 a via fica estreita demais para tanto caminhão e carreta estacionados. Somente as autoridades responsáveis poderão impedir estes veículos de utilizarem a via como estacionamento".
Para o autônomo, José Bezerra Amaral, 44, acredita que os problemas no trânsito só vão melhorar quando existir educação dos motoristas. "O fluxo de veículos fica travado por causa de alguns condutores que não respeitam as leis de trânsito e prejudicam os demais. Precisaria existir mais discernimento para não estacionarem em locais proibidos".
O Departamento de Trânsito, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, comunica que são realizadas fiscalizações diariamente na avenida Papa João Paulo I. São autuados cerca de 75 caminhões e carretas estacionados irregularmente por mês. O Departamento informa que está aumentando as fiscalizações em horários de pico da manhã e da tarde diariamente.