Cidades

Especial Aniversário – Prefeitura investirá em mobilidade com terminais e corredores de ônibus

Parcerias com outras esferas de governo e PAC auxiliam cidade no setor

Além de todas as obras que melhorarão o sistema de trânsito da cidade, Guarulhos está investindo em grandes projetos que também beneficiarão os usuários do sistema de transporte público.

Após a implantação do Bilhete Único, em janeiro deste ano, muitas foram as transformações que o transporte público sofreu. A população, principalmente a classe trabalhadora, foi beneficiada com a possibilidade de utilizar até quatro ônibus municipais, no período de duas horas, pagando apenas uma tarifa.

Em outubro, a Prefeitura entregou o Terminal Pimentas. A construção, orçada em R$ 12,8 milhões, possibilitará a interligação da região com o Centro, Bonsucesso, Taboão, São João e a rodoviária do Cecap. São 22 linhas que realizam o embarque e desembarque de aproximadamente 40 mil pessoas diariamente.

"O terminal é uma demonstração de respeito ao cidadão, porque oferece conforto aos passageiros e traz maior agilidade para a utilização de outras linhas do sistema de transportes", destaca o prefeito Sebastião Almeida.

Até o final do ano a cidade ganhará mais três terminais de ônibus. "Os terminais do Cecap, Taboão e São João já estão em processo de conclusão e serão entregues à população ainda neste ano", afirmou o secretário de Transporte e Trânsito, Atílio Pereira.

De acordo com Atílio, entre 8 de janeiro e 31 de outubro deste ano foram transportados 109,3 milhões de passageiros, sendo 28,7 milhões no transporte alimentador e 80,6 milhões no estrutural. Diariamente são mais de 482 mil viagens feitas pelo transporte público municipal e mais de 383 no intermunicipal.

Município busca auxílio dos governos Estadual e Federal para transporte público

A Prefeitura aguarda o repasse do Governo Federal, relativos ao Programa de Mobilidade Urbana, para serem executados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), na construção do primeiro corredor de ônibus planejado para a avenida Monteiro Lobato.

Outra obra importante foi anunciada no mês passado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e diz respeito aos investimentos na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a Linha 13-Jade (Expresso Guarulhos-Cumbica). O trecho fará a ligação entre a rede metroferroviária e Guarulhos, atendendo o aeroporto. Serão 11 km de vias entre a estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira, e o aeroporto. Além da construção de uma estação no Parque Cecap Zezinho Magalhães, será realizada a reconstrução da Estação Engenheiro Goulart, onde será feita a transferência para a Linha 12.

Outra meta para Guarulhos há anos é a existência de uma estação de Metrô. Ainda em projeto, especula-se que a obra será iniciada em 2013 com prazo de conclusão para 2018, e ligará a zona sul de São Paulo ao município. Em setembro, o Metrô iniciou as sondagens para a análise do subsolo nas áreas que deverão ser usadas para a futura construção da Linha 15-Branca, que ligará a Vila Prudente até a Dutra. O novo traçado prevê 13,5 quilômetros de extensão, com 12 estações, e chegará até a divisa de Guarulhos.

A nova linha não está atrelada as obras do trem de Guarulhos, que ligará o bairro do Brás (na Capital paulista) até o Cecap, com extensão prevista até os bairros dos Pimentas e São João, anunciada pelo governador Geraldo Alkmin, para Guarulhos. O objetivo das perfurações é conhecer a geologia do subsolo para o desenvolvimento dos projetos.

Posso ajudar?